O FUTURO DO RECRUTAMENTO: BRASILEIROS ESTÃO INVESTINDO MAIS NO USO DO LINKEDIN ALIADO A IA

CEARÁ E ETC

De acordo com estudo realizado pelo LinkedIn, que entrevistou 1.011 profissionais com emprego de tempo integral ou parcial no Brasil, entre os meses de novembro e dezembro de 2023, 75% dos profissionais brasileiros pesquisados estão considerando mudar de emprego em 2024. Dessa forma, 68% deles estão sendo mais ativos em suas redes profissionais e 57% publicando mais conteúdo no Linkedin.

A Mentora de Desenvolvimento de Carreira, Cristiane Galvão afirma que no cenário nacional e também mundial o LinkedIn, aliado à inteligência artificial, é o futuro do recrutamento. Segundo a especialista, a plataforma vai muito além de uma busca por vagas ou de transição de carreira, é uma mídia social, assim como o Instagram e o Facebook e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta profissional que gera muitas conexões e interações.

“Eu acho que a melhor parte do LinkedIn é poder ser encontrado por recrutadores. Então é muito importante para quem está buscando vaga ou transição de carreira e também para empresas que procuram talentos. Por meio do LinkedIn, você aumenta a possibilidade de estar na vitrine, mostrando o seu currículo, suas experiências profissionais, habilidades e competências, de forma online”, ressalta Cristiane Galvão.

A Mentora de Desenvolvimento de Carreira afirma que a plataforma é muito utilizada por recrutadores que buscam candidatos por meio do LinkedIn Recruiter “Os recrutadores já fazem previamente uma seleção de bons candidatos pelo LinkedIn Recruiter, inclusive até entrevistas antes de ver o filtro de candidatos selecionados pela inteligência artificial. Então sim, um vai se aliar muito ao outro para o futuro do recrutamento”, afirma Cristiane Galvão.

A especialista acrescenta que além da recolocação no mercado de trabalho, uma das maiores vantagens do LinkedIn é a possibilidade de se destacar como grande profissional e fazer networking. Outro ponto positivo é divulgar ações e campanhas realizadas por empresas e também ser uma fonte de pesquisa.

“O LinkedIn é fonte de pesquisa para algumas empresas e profissionais. Antes mesmo de trabalhar ou se candidatar para uma vaga naquela empresa é possível pesquisar sobre ela. Muitas vezes, não é só no site da empresa, esse estudo vem também no LinkedIn, onde você procura pessoas chaves ali dentro daquela organização e acaba conhecendo mais sobre comportamentos, competências e perfis”, explica Cristiane Galvão.

No entanto, a mentora ressalta que não basta estar na rede social, é importante ter um LinkedIn que converse com o algoritmo e seja  atraente, só assim será encontrado com mais facilidade. “Capriche na sua capa, mostre no “sobre” a sua melhor versão, destaque suas competência nas experiências profissionais e lembre de pedir “recomendações” sobre você”, acrescenta Cristiane Galvão.

A especialista destaca que é preciso começar organizando essas etapas que são fundamentais. “O LinkedIn é muito amigável, é uma ferramenta que você vai preencher aos poucos de forma muito fácil, quanto mais completo ele tiver melhor será. Organize bem o seu LindkedIn, assim como você organiza uma página de instagram e faça também as suas publicações no perfil, atualize as pessoas”, explica Cristiane Galvão.

Para Cristiane Galvão é relevante falar sobre a área de trabalho, o que domina, do conteúdo que tem conhecimento, além de gerar interações com os outros, pois quanto mais você interage com comentários relevantes, amplia a visibilidade. “Não basta apenas repostar o que os outros publicam, coloque conteúdos que realmente tenham relevância profissional,faça comentários diferenciados nas postagens dos outros e agradeça às pessoas que comentam em suas publicações”, esclarece.

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