ATAS NOTARIAIS SÃO UM IMPORTANTE DOCUMENTO JURÍDICO CONTRA OS GOLPES DIGITAIS E FRAUDES

NOTAS

As facilidades do mundo virtual continuam fazendo vítimas pelo país por meio de golpistas, que tentam subtrair valores em conversas no WhatsApp, roubo de senhas, notificações falsas nas redes sociais, boletos falsos e fraudes no cartão de crédito, no CNPJ e até nos planos de saúde. Somente no ano passado, foram 4.013 tentativas por milhão de habitantes no Ceará, segundo levantamento da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. No estado, entre os anos de 2007 e setembro de 2024, os cartórios de Notas registraram 8.090 solicitações deste documento jurídico como prova para crimes virtuais sofridos com perda financeira.

De acordo com o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cláudio Pinho, “ao notar que caiu em um golpe e perdeu uma quantia, é importante juntar todas as provas possíveis. Conversas pelo WhatsApp, por exemplo, devem ser preservadas e levadas até um cartório de Notas para que o setor responsável possa atestar a veracidade e este documento ser anexado em uma ação judicial”. Com os golpistas aproveitando momentos de sensibilidade e compromisso da população, a exemplo da entrega Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024, que teve início no último dia 17 de março, é preciso certificar-se de que as informações estão sendo enviadas para a Receita Federal.

Com um golpe financeiro a cada 2,5 segundos no país, o Ceará aparece em 15ª posição no ranking por estados nos dados divulgados pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Outra informação que acende o sinal de alerta é de que 50,7% dos brasileiros foram vítimas de fraudes no ano passado, sendo que 54,2% desse montante afirmaram ter perdido dinheiro. Em números reais, foram cinco milhões de fraudes cibernéticas em 2024, representando um crescimento de 45% em relação ao ano anterior. O cenário, avalia o presidente da Anoreg-CE, “demanda mais investimentos em segurança da informação, como os cartórios de todos o país já vem fazendo.”

Outro levantamento, da Serasa Experian, aponta que os prejuízos financeiros em 2024 variaram entre R$ 100,00 e mais de R$ 20 mil, liderando essa lista os cartões de crédito (47,9%), seguida pelo pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%) e pishing, e-mails ou mensagens que induziram ao roubo de dados (21,6%). Com pouca diferença, os homens foram as maiores vítimas (52,5%) e as mulheres 29,3%. Cabe ressaltar que, no caso das Atas Notariais, elas também podem ser utilizadas em procedimentos de usucapião extrajudicial para comprovar a posse prolongada e ininterrupta de bens imóveis, trata-se de mais um documento importantíssimo dentro de um processo jurídico. Com profissionais capacitados, os cartórios têm atuado para desafogar o judiciário brasileiro.

Com informações: Anoreg-BR / Blog Neoway / Serasa Experian

Serviço:
Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE)

Endereço: Rua Walter Bezerra de Sá, 55, Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Contato: (85) 3038-9496
Instagram: @anoregceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *