PROGRAMANDO E APRENDENDO ITINERANTE INICIA NOVAS TURMAS EM SETEMBRO EM TRÊS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

CEARÁ E ETC

Realizado pelo Instituto Idear, o projeto ensina programação e robótica gratuitamente para estudantes da rede pública

O projeto Programando e Aprendendo, realizado pelo Instituto Idear, dará início a novas turmas em setembro. Desta vez, alunos de escolas públicas dos municípios de Pacoti, Caucaia e Paracuru recebem a formação, através do Programando e Aprendendo Itinerante. O projeto é gratuito e promove o desenvolvimento tecnológico e social de jovens entre 8 e 17 anos, trabalhando habilidades como programação, robótica, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.

O programa é voltado para crianças e adolescentes que estudam nas escolas parceiras do projeto, da rede pública de ensino, e prioriza alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que até o momento representam 61,38% dos beneficiados. As atividades são totalmente gratuitas para os participantes e escolas ou instituições parceiras.

Ao todo, o projeto já formou 3.048 jovens nos seus dois formatos, municipal (em Maracanaú) e Itinerante (estadual), proporcionando oportunidades significativas de crescimento pessoal e acadêmico. “Aprendo bastante sobre programação e tecnologia. Fico animado em saber que até o final do projeto vou estar sabendo muitas coisas da área. E algum dia eu vou poder ter uma profissão muito boa por causa disso”, conta o estudante Victor Gabriel Andrade, da escola EMEIEF Prefeito Almir Freitas Dutra, em Maracanaú.

O diretor da instituição de ensino EMEF Estudante Ana Beatriz Macedo Tavares Marques, do mesmo município, Genivando Lira, também destacou o impacto do programa. “O projeto do Idear vem transformando a vida dos nossos estudantes, contribuindo diretamente para a inclusão social e para o processo de ensino-aprendizagem. Só temos a agradecer por essa parceria.”

Os cursos oferecidos abrangem uma variedade de tópicos, incluindo:
-Lógica de Programação e Pensamento Computacional;
-Desenvolvimento de Jogos Digitais;
-Desenvolvimento de Aplicativos;
-Criação de Animações em Pixel Art;
-Robótica Básica.

Com uma carga horária total de 60 horas, o projeto combina aulas semipresenciais com atividades complementares, totalizando 18 horas, desafios de lógica com 12 horas e módulos específicos de 30 horas. Temáticas adicionais, como Cyberbullying e Ética Digital, Xadrez e sua relação com a Matemática, e Educação Financeira, também são abordadas. As inscrições e a seleção dos participantes acontecem nas próprias escolas que estão participando da iniciativa.

O coordenador do projeto, Fernando Fasti, destacou a importância dessa iniciativa: “É super importante esse projeto para inserir os jovens no mundo da informática. Temos focado em crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 17 anos. A ideia e o objetivo do projeto são o ensino da lógica de programação e da robótica, e com isso eles desenvolvem outras habilidades, como o raciocínio lógico.”

O projeto é realizado pelo Instituto Idear em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará e empresas patrocinadoras como: Nubank, Votorantim Cimentos, Dass, Gerdau e Democrata e apoio Aniger, dsm-firmenich, Dilly Sports e GNR Fortaleza.

Instituto Idear

O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 18 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.

Conheça no www.idear.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *