Ao todo, foram 821 pessoas com mais de 60 anos que aprenderam do zero a usar smartphone e tablet. O projeto é gratuito e acontece em mais de 19 municípios do Ceará
Desde 2021, o projeto busca proporcionar autonomia e qualidade de vida para as pessoas idosas, com atividades voltadas para o uso das tecnologias do dia a dia, como o celular, aplicativos e outros conteúdos direcionados ao bem-estar físico e emocional. Atualmente, o ‘Chá Tecnológico e Social Itinerante’ encerrou sua terceira fase capacitando 821 pessoas com mais de 60 anos. Realizado pelo Instituto Idear, cada aluno recebe uma bolsa equipada com blusa, tablet, chip com internet, carregador, fone de ouvido e apostila, tudo gratuito.
Toda a formação é fomentada por doações de empresas privadas, de 1% do Imposto de Renda, para o projeto através do Fundo IR ao Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE), ligado ao Conselho Estadual de Direitos do Idoso do Estado (CEDI) e a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará. Órgãos públicos municipais e empresas parceiras.
As atividades do projeto abrangem as tecnologias do dia a dia, como o uso das funções do celular, pesquisa na internet, redes sociais e outros. Além de conteúdos voltados para o bem-estar físico e emocional, como exercícios de desenvolvimento cognitivo e ensino de novas habilidades para a prática cotidiana, incluindo, culinária, ginástica, crochê, canto, desenho e pintura, cidadania, educação financeira, fotografia digital e outros. “Estou tendo mais autonomia para fazer minhas coisas. Antes eu precisava das pessoas e agora consigo fazer muitas operações sozinha. Estava ficando para trás”, diz a aposentada Vanda Moraes.
Ao final do processo formativo, os idosos podem realizar várias tarefas diárias, usando a tecnologia, como realizar operações bancárias e compras online, acessar redes sociais, procurar informações sobre saúde ou entretenimento e etc. Ao final do projeto eles ainda ficam com o tablet como doação para seguirem desbravando as ferramentas digitais. “O Chá Tecnológico e Social tem transformado a vida de milhares de idosos no Ceará”, afirma Cristina Luz, coordenadora do projeto.
Impactos sociais
Em um esforço significativo para promover qualidade de vida e autonomia entre os idosos, o projeto está transformando a maneira como essa população interage com as tecnologias do dia a dia. Desenvolvido com o objetivo não apenas de ensinar habilidades tecnológicas básicas, mas também de empoderar os idosos, o projeto visa informá-los sobre direitos, combate à violência e estratégias para o planejamento futuro. Desde o início, o foco tem sido proporcionar ferramentas que não só facilitem o cotidiano, mas também fortaleçam a segurança dos idosos.
Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 17 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.