A Segurança Pública na Era da Sociedade da Informação. Esse é o tema do Seminário da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), a ser realizado entre os dias 9 e 10 de setembro, em Fortaleza. A programação do evento prevê uma série de palestras envolvendo gestores e especialistas do setor ligados a órgãos e instituições estaduais e federais.
“Com esse seminário, a Aesp busca cumprir o seu papel de estimular o compartilhamento de conteúdo técnico-científico e acadêmico entre os profissionais da Segurança Pública. São temas de extrema relevância, todos atuais, com a necessidade de compreensão por parte dos homens e das mulheres que fazem a Segurança Pública da população cearense e de nossos visitantes”, explica o gestor da Aesp, delegado Leonardo Barreto.
As palestras serão acompanhadas pelas turmas que estão em cursos de formação inicial ou de educação continuada nesta Academia, além de profissionais da segurança pública do Ceará. “Essa é uma forma de a Aesp cumprir também a sua proposta de união e de integração entre as forças coirmãs vinculadas à SSPDS”, completa Barreto.
O seminário será promovido no Teatro RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, e contará com autoridades para a abertura das palestras. Logo em seguida, conforme a programação, o tema “Task-forces e a cooperação de inteligência na repressão ao crime organizado” será apresentado pelo diretor da Agência Central de Inteligência de Minas Gerais, delegado, Murillo Ribeiro de Lima.
“De uma maneira bem clara, esse seminário tem uma inclinação para o debate e para a troca de experiência sobre inteligência artificial e uso de inteligência a favor da Segurança Pública e contra o crime, principalmente o crime organizado. Assim, é um evento que terá como principal beneficiado o cidadão que demanda segurança em algum dos 184 municípios cearenses”, complementa o diretor desta Academia.
Aesp celebra responsabilidade social em seminário
Cada participante do seminário deve contribuir com pelo menos dois quilos de alimentos não perecíveis para assegurar a inscrição no evento. A exemplo do que previa a Corrida da Aesp, em agosto, todas as doações serão encaminhadas ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará, seguindo parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, Lia de Freitas.
Somente na corrida, foram mais de duas toneladas de donativos, graças à solidariedade e ao espírito de responsabilidade dos corredores.