A Mostra, reúne artistas senadorenses para cantar a música caipira interiorana cearense, tendo como referência os artistas nordestinos Patativa do Assaré, a música de Luiz Gonzaga, a literatura de Ariano Suassuna
Em homenagem ao Dia Nacional do Violeiro, comemorado dia 18 de maio, a Fundação Santa Terezinha realiza a primeira Mostra de Viola e Repente de Senador Pompeu, nos dias 17 e 18 de maio, com programação gratuita. Será o encontro dos sons, ritmos, cheiros e sabores da cultura interiorana nordestina.
Com intuito de homenagear violeiros e repentistas cearenses, a Mostra reúne artistas senadorenses para cantar a música caipira interiorana, aquela feita no pé da calçada com a viola e uns versos de Repente trocados entre a meninada e os parentes que se achegam pra ouvir a cantoria. Numa referência aos poetas e artistas nordestinos, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e suas músicas que encantam o nordeste, a literatura de Ariano Suassuna e tantos outros.
A programação é composta por oficinas, roda de conversa e apresentações culturais de diversos artistas locais: violeiros, repentistas, poetas, cantadores, cordelistas e artesãos. A roda de conversa acontece nas escolas públicas EEF Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior e EEF Moreira Campos, onde o Mestre Inácio Bartolomeu Rabelo de Farias (Nacilon Henrique), cantador de Viola/Repentista, conta aos alunos suas experiências e causos na arte de fazer versos de repente. As oficinas de biscuit e peso de porta, acontecem na Associação Comunitária do Bairro Caracará – ACBC, serão ministradas pelas Mestras da Cultura Municipal Francy de Moraes e Ana Ecilde, respectivamente.
As apresentações culturais ficam por conta dos cantadores de violas e repentistas senadorenses: Antônio Coité, Edvan Pedro, Francisco das Chagas, Leandro Pedro e o Mestre Nacilon Henrique, que se apresentam para o público na Praça Marcondes Borges Pereira. Além disso, será realizada uma Feira de Economia Criativa na Praça com a presença das Mestras da Cultura Tradicional Popular de Senador Pompeu, Ana Ecilde Alves Pinheiro (Artesanato em Crochê/Bonecas de Pano), e a Mestra Francisca Francy de Moraes (Artesanato em Biscuit), além de outros artesãos
Fotos: Acervo Mestre Nacilon Henrique – Mestre violeiro