Com mais de 30 anos de experiência como distribuidor de joias no Ceará, o empresário Henrique Lima lançou a Roma, uma nova marca de joias folheadas a ouro com fabricação própria em Limeira (SP). A decisão de lançar a marca própria surgiu no começo deste ano, com testes de mercado a partir de maio e utilizando, em sociedade, a estrutura de uma fábrica existente em Limeira – cidade declarada Capital Nacional da Joia Folheada em 2018, por lei aprovada pelo Congresso.
E agora, a partir de investimentos de R$ 15 milhões, será construída uma nova fábrica, em terreno de 7 mil metros quadrados, o que ampliará a produção das atuais 200 mil peças por mês para 600 mil em seis meses, além de gerar 300 empregos diretos.
De acordo com Lima, a ideia da marca surgiu ao perceber que havia um nicho de mercado a ser ocupado, com peças de qualidade e custo acessível. Inicialmente, ele começou a fabricar as peças e testar com as revendedoras. Em dezembro, a marca foi oficialmente apresentada em um grande evento em Fortaleza, junto com o anúncio da ampliação da fábrica e do plano de negócios, que prevê 60 lojas físicas em cinco anos.
Além da venda direta, a Roma também terá lojas físicas, uma estratégia de negócio que, segundo Henrique Lima, já se comprovou ser bem sucedida.
Lima destaca a importância da venda direta na economia. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), o setor movimentou em 2023 mais de R$ 8 bilhões somente no segmento de acessórios. Para o próximo ano, a perspectiva é crescer ainda mais.
A Roma e o fortalecimento do mercado
A Roma vai contar com representantes em todo o Brasil, e vai oferecer todo o apoio para a atuação das revendedoras, incluindo material para apresentação das joias, treinamento e publicidade.