A Ótica Boris, especialista em óculos de grau há 50 anos, celebra a importante data em 2023. Sempre prezando pela qualidade e confiabilidade, ao longo de cinco décadas, o fundador José Airton Boris, conquista com sua empresa, o posto de 15 anos sendo a ótica mais lembrada pelas famílias cearenses, de acordo com pesquisa Datafolha Top of Mind.
“Desde a fundação das Óticas Boris até hoje, a marca conta com mais de 60 óticas distribuídas por diversas regiões do estado do Ceará”, garantiu o empresário. Contudo, “não começou grande e o reconhecimento não veio de presente”.
Em 1964, depois de muita luta, Airton Boris saiu do camelô e conquistou a primeira loja física. Com uma história real e de muita dedicação, o cliente consegue se identificar com a marca, que desde o início teve a missão de tornar possível a aquisição de óculos da população. Então, ser acessível e oferecer aquilo que não é de outro mundo fez a marca chegar até aqui.
José Airton Ponte, tradicionalmente conhecido como “Seu Boris”, nasceu em Sobral em 1949, sendo um dos doze filhos. Aos 10 anos, começou a trabalhar e aos 15 anos partiu do interior para Fortaleza. Era o ano de 1964 e a capital do Ceará era uma cidade em ascensão. “Eu fui morar na rua Sete de Setembro, no Pirambu. Aprendi a andar para o Centro logo no segundo dia em que eu estava aqui. Comprei uns óculos nas Casas Freitas e descobri onde era que os camelôs compravam óculos”, lembrou. “Eu cheguei aqui e vi mais de 15 camelôs ali na esquina da Rua General Bezerril, ao lado da Assembleia, vendendo óculos. Se tinha tanta gente vendendo óculos, é porque era um bom negócio”, recordou, em entrevistas.
Em seguida, passou 9 anos vendendo óculos esportivos no Centro de Fortaleza. Começou suas vendas na Praça do Ferreira, com os itens conduzidos nas mãos. Em 1973, juntou suas economias e conseguiu a realização de um sonho: abriu sua primeira ótica na galeria Brandão, número 2, a primeira das Óticas Boris, com apenas um funcionário. Em 1974 foi inaugurado o primeiro laboratório óptico e com o passar dos anos, as filiais e o prédio administrativo.
O codinome Boris, que José tem consigo desde criança, veio de um apelido que o pai conseguiu, visto que se parecia com o ator Boris Karloff, artista britânico de filmes de terror. Boris era associado a um monstro, como seu pai, um craque no futebol. José Airton, na ocasião, se tornou o Borizinho. Gostou tanto, que adotou para si e para sua marca, uma das mais respeitadas do Nordeste.
De lá pra cá, a Óticas Boris se consolidou no mercado e seguiu firme e forte, independentemente das crises econômicas no Brasil. “Eu consegui transformar esse nome Boris em uma marca. Era o apelido de um simples vendedor de óculos, um camelô e consegui conquistar o respeito e a admiração da população do estado do Ceará. Esta marca está gerando mais de 500 empregos diretos”, celebrou em outra ocasião.
Para Boris, o segredo é entender o cliente, sua personalidade e o que procura, se colocando, acima de tudo, em seu lugar, o que inclui o valor que busca pagar também. Simples, mas o trouxe até aqui, cinco décadas depois, sendo um verdadeiro “monstro” do mercado cearense.